Task: Executar os Testes
Execute os scripts de testes apropriados, analise os resultados, articule questões e comunique os resultados dos testes para a equipe.
Disciplines: Teste
Purpose

Para fornecer feedback para a equipe sobre como uma construção satisfaz os requisitos.

Relationships
Steps
Revise os itens trabalhos concluídos na construção
Revise os itens de trabalho que foram integrados na construção desde o último ciclo de teste. Foque na identificação de qualquer requisito anteriormente não implementado ou que esteja falhando, e que seja esperado que alcance as condições de satisfação.
Selecione os Scripts de Teste

Selecione os Scripts de Teste relacionados aos itens de trabalho concluídos na construção.

Idealmente, cada ciclo de teste deverá executar todos os scripts de teste, mas alguns tipos de testes consomem muito tempo e deve ser questionada a sua inclusão em cada ciclo de teste. Para testes manuais ou que consomem muito tempo, inclua scripts de teste que forneçam o resultado mais útil sobre o amadurecimento da solução com base nos objetivos da iteração.

Planeje suítes de teste para simplificar o processo de seleção de testes para cada construção (veja Guideline: Suíte de Teste).

Execute Scripts de Teste na construção

Execute os testes usando procedimentos passo-a-passo no Script de Teste.

Para scripts de teste automatizados, inicie a execução do teste. Os scripts de teste automatizados devem ser executados em suítes na sequência correta, e gravar os resultados do teste no Registro de Teste.

Para executar um script de teste manual, estabeleça suas precondições e execute os passos registrando os resultados no Registro de Teste, e execute qualquer passo de desmontagem.

Analise e comunique os resultados dos testes

Coloque os resultados do teste em um local que seja acessível a toda a equipe, tal como um quadro branco ou uma Wiki.

Para cada script de teste que tenha falhado, analise o Registro de Teste para identificar a causa da falha do teste. Comece com os testes que você esperava que passassem nesta construção mas que falharam, o que pode indicar itens de trabalho recém entregues que não atendem as condições de satisfação. Então revise os scripts de teste que previamente passaram e que agora estão falhando, o que pode indicar problemas regressivos na construção.

  • Se um teste falhou porque a solução não atendeu as condições de satisfação para o caso de teste, registre o problema na Lista de Itens de trabalho. No item de trabalho, identifique claramente o comportamento observado, o comportamento esperado e os passos necessários para repetir o problema. Dos testes que falharam, anote qual identificou primeiro o problema.
  • Se um teste falhou por causa de uma mudança no sistema (tal como uma mudança na interface de usuário), mas a implementação ainda atenda as condições de satisfação do caso de teste, atualize o script de teste para executar com sucesso na nova implementação.
  • Se um teste falhou porque o script de teste estava incorreto (um falso resultado negativo) ou passou quando era esperado que falhasse (um falso resultado positivo), atualize o script de teste para implementar corretamente as condições de satisfação do teste caso. Se o caso de teste para um requisito for inválido, execute a Task: Solicitar Mudança para modificar as condições de satisfação para o requisito.

É melhor atualizar os scripts de teste o mais rápido e continuamente possível (veja Task: Implementar os Scripts de Teste). Se a mudança no script de teste for trivial, atualize o teste enquanto estiver analisando seus resultados. Se a mudança não for uma tarefa trivial, envie-a para a Lista de Itens de trabalho de forma que possa ser priorizada junto com as outras tarefas.

Forneça feedback para a equipe

Resuma e forneça feedback para a equipe sobre quanto a construção satisfaz os requisitos previstos para a iteração. Focalize na medição do progresso em termos de testes executados com sucesso.

Explique os resultados do ciclo de teste na forma de tendências gerais:

  • Quantos testes foram selecionados para a construção, e qual o seu status (passou, falhou, bloqueado, não executou, etc.)?
  • Quantos problemas foram acrescentados à Lista de Itens de Trabalho, e quais são seus status e severidade?
  • Para scripts de teste que foram bloqueados ou não executados, quais foram as principais razões (tais como problemas conhecidos)?
Key Considerations
  • Execute todos os testes com a maior freqüência possível. Idealmente, execute todos os scripts de teste em cada construção implantada no ambiente de teste. Se isso for impraticável, execute testes de regressão para a funcionalidade existente, e concentre o ciclo de testes nos itens de trabalho concluídos na nova construção.
  • Mesmo os scripts de teste, que se espera que falhem, fornecem resultados valiosos (veja Guideline: Design Teste-primeiro). Entretanto, uma vez que um script de teste passe, ele não deverá falhar em subseqüentes construções da solução.
More Information
Guidelines